O Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, deve ser visto não só como uma data para aumentar as vendas, mas, principalmente como uma oportunidade para conhecer e estreitar o relacionamento com o consumidor.
Segundo o Head da área de Educação da F360, Maurício Galhardo, toda data é uma oportunidade para o varejo e não deve ser desperdiçada, mas atenção, cada dia especial deve ser visto e planejado de forma correta. Mauricio enfatiza que o foco do dia 15 de setembro é o cliente, que nem sempre busca só preço.
Muitas vezes ele quer ter uma experiência dentro da loja e um atendimento diferenciado. O dia 15 de setembro é uma boa data para deixar claro o quanto ele é importante.
Para o empreendedor que é comprometido com a imagem e reputação da sua empresa, há uma frase muito popular que diz “a satisfação do cliente vem em primeiro lugar” e, desenvolver estratégias a partir dessa premissa, garante o crescimento do negócio. Com o objetivo de mostrar como o varejista pode se beneficiar dessa data, Mauricio apresenta algumas dicas:
1 – Conheça seu cliente
Existem três tipos de clientes: o cliente de fato, o futuro cliente e o ex-cliente. O lojista deve desenvolver uma estratégia para cada um deles.
O cliente frequente merece uma atenção muito especial, pois, sempre valoriza o seu espaço, confia nos seus produtos e serviços, por isso, ele merece ser vip. Crie ações específicas para eles, leve profissionais para realizar palestras, organize mini desfiles. Esses eventos vão fazer seu negócio ser único.
Já o futuro cliente precisa ser apresentado à marca, para isso vale desenvolver campanhas mais abrangentes dizendo: “venha ser nosso cliente, conheça nossos produtos e estamos à sua disposição”.
Já os ex-clientes, precisamos reconquistá-los, saber o porquê deixaram de comprar. E para isso vale dar uma olhada no histórico de vendas deles e fazer uma ação direta para eles com o mott: “estamos com saudades de você, venha conhecer nossas novidades. Nossa equipe te espera”.
2 – Faça o cliente se sentir especial
Não é necessário criar uma grande e custosa estratégia para valorizar o consumidor. Pequenos mimos são bem aceitos como ecobags ou até mesmo vouchers de parceiros ou descontos na próxima compra. O cliente precisa entender que ele é especial e que a data é dele.
Os “clubes de vantagem” também são bem aceitos pelos consumidores. Seja por pontuação e no final ganha um determinado produto ou desconto, ou seja por compra, ganhando descontos na hora. Essa data é perfeita para lançar essa estratégia.
Mas, cuidado. Sempre tenha em mente o orçamento disponível antes de começar a ação. Afinal, você não quer ter prejuízos.
3 – Promoção não é liquidação
Muitos varejistas confundem promoção com liquidação, e são coisas bem diferentes. A promoção tem por objetivo mostrar, apresentar um produto ou serviço, por isso, geralmente se oferece uma prova, uma degustação, como acontece nos supermercados, são ações que induzem a compra. Outra estratégia dentro da promoção é levar dois itens por um, os famosos combos.
Agora, a liquidação ou desconto atinge diretamente os preços, e o varejista precisa estar muito atento a isso, ver sua margem de lucro e analisar seu estoque. Então, aproveite essa data para se relacionar, as vendas serão consequência.
4 – Incentive o cliente a visitar a loja física
Proporcionar uma boa experiência do cliente na loja física pode render um maior volume de vendas, isso porque o bom atendimento incentiva o cliente que está aberto às compras. Não perca essa oportunidade do dia 15 de setembro para entender mais os clientes e os seus desejos, isso ajuda até mesmo na definição do mix de produtos. O preço e as ofertas atraem sim, mas o que mantém o cliente é a forma como ele é tratado, e muitas vezes, o consumidor está disposto a pagar mais, desde que ele se sinta valorizado.
5 – Seja transparente
Subir os preços para oferecer descontos, por exemplo, nunca deve ser praticado, ainda mais quando a loja tem clientes fiéis. A propaganda enganosa pode trazer muitas represálias à sua marca ou empresa. O melhor caminho é se organizar, para proporcionar um Dia do Cliente lucrativo para a empresa e para o consumidor. Lembre-se de que a data existe para criar um relacionamento com o consumidor, uma oportunidade de feedback, é uma data para mimar quem prestigia o negócio.
