Foi-se o tempo que cuidar da beleza era exclusividade das mulheres. Cada vez mais os homens estão adeptos aos tratamentos e se dedicando aos cuidados com a aparência.

O cabelo masculino merece atenção especial e vai muito além de higienizar e deixar secar naturalmente.

Assim como as madeixas femininas, para ter fios sedosos, bonitos e saudáveis, é imprescindível adotar uma rotina de cuidados e investir em produtos certos.

E já que hoje é o Dia do Homem, a Widi Care, marca carioca vegana referência em produtos capilares, listou 7 dicas simples para eles arrasarem no haircare!

Tipo de fio X Escolha do shampoo

O primeiro passo é conhecer o tipo de fio. É preciso entender as características do cabelo para escolher o shampoo que pode ser: hidratante, de limpeza profunda, para nutrição ou reconstrução.

A Widi Care possui atualmente 30 linhas e conta com mais de 90 produtos para atender as necessidades, seja dos fios crespos, cacheados, ondulados, lisos, secos, oleosos, mistos ou quimicamente tratados”, afirma Ana Paula Rodrigues, especialista em produtos da marca.

Massageie o couro cabeludo

Na hora de aplicar o shampoo, aproveite para massagear o couro cabeludo com movimentos circulares e leves. Além de relaxante, ativa a circulação sanguínea no couro cabeludo, e ainda deixa a área mais propícia para receber possíveis tratamentos.

Condicionador? SIM!

Muitos homens deixam o condicionador de lado na hora da lavagem dos fios. O que muitos não sabem é que o uso dele também é essencial. O produto ajuda a manter os fios macios e ainda previne o ressecamento. “Para não pesar, a dica é aplicar uma pequena quantidade só nas pontinhas e enxaguar bem”, destaca a profissional.

Evite banhos quentes

Ficar atento à temperatura da água é regrinha básica, mas que vale a pena reforçar. O ideal é entre a morna e a fria. A água quente tende a ressecar os fios, prejudicando assim o brilho e favorecendo a produção de mais óleo, estimulando o aparecimento de caspa.

Esfregar a toalha no cabelo? Jamais!

“A gente sabe que é mais prático, mas esfregar a toalha nos fios para secá-los mais rápido é totalmente errado. O atrito agride a cutícula (a camada externa do fio) e pode desencadear diversos problemas, como: quebra, aumento de frizz e perda de hidratação. A dica para tirar o excesso de água é apertar os cabelos com a toalha de algodão e não a friccionar nas madeixas”, ensina Ana Paula Rodrigues.

Maneire no uso de boinas, chapéus e bonés

Esses acessórios são super estilosos, mas saiba que o uso excessivo pode ser prejudicial para os cabelos. O couro cabeludo fica abafado e, consequentemente, a oleosidade é estimulada, os fios enfraquecem e pode ocorrer queda capilar com mais facilidade. “Se você gosta muito destes itens, a dica é não usar todo dia e, quando usar, ter certeza que o cabelo está bem seco, pois a umidade intensifica o efeito negativo do abafamento.”

Dica bônus: manter o corte de cabelo atualizado, além de ser ótimo para elevar a autoestima, também ajuda a preservar a beleza e saúde dos fios, garante a profissional.