Evento gratuito resgata a história de dezenas de pessoas que deixaram seus países para fugir de guerras, perseguições e violações de seus direitos; conheça o trabalho de pessoas que encontraram no Brasil a oportunidade de manter vivas suas raízes e culturas 

Nesse sábado, 24 e domingo, 25 de junho acontece em São Paulo a Feira Étnica ADUS, evento que tem como objetivo dar visibilidade à causa de pessoas refugiadas no Brasil.

A ação do Instituto Adus vem ganhando cada vez mais força e abre espaço para este público mostrar suas matrizes culturais, suas diversidades e ampliar suas redes de conhecimento e relacionamento.  

Neste ano, a Feira Étnica tem participação de pessoas refugiadas da Síria, Camarões, República Democrática do Congo, Palestina, Colômbia, Sudão e África do Sul.

Elas apresentam pratos típicos, trabalhos artesanais e realizam exposições, shows e oficinas culturais, sempre resgatando as memórias afetivas de seus países.   

“A Feira Étnica ADUS acontece na Avenida Paulista, coração dessa gigantesca metrópole que é São Paulo”, comenta Marcelo Haydu, diretor do Instituto. “Assim conseguimos dar muito mais protagonismo para as pessoas refugiadas, alcançando gente com pouco ou nenhum contato com a cultura de outros países”, completa.  

O Adus é uma organização sem fins lucrativos que atua pela integração de pessoas refugiadas na sociedade brasileira.

Desde sua fundação, em 2010, já acolheu mais de 8 mil indivíduos por meio de orientações jurídicas, capacitações e intermediação junto a empresas para recolocação profissional. 

Programação multicultural 

Pessoas refugiadas do Sudão, Colômbia, Palestina, República Democrática do Congo, Camarões e Síria realizam oficinas de tatuagem de henna árabe, bijuterias de miçanga, caligrafia árabe, amarração de turbantes, tranças africanas com e sem fibras de cabelo e bordado palestino, respectivamente.  

Para as oficinas, também gratuitas, é exigido inscrição prévia pelo site https://forms.gle/15XTRNoz5Rwn6SRdA ou via perfil do Instagram do Instituto Adus: @adusbrasil. 

Da Síria, Senegal, Iraque, Angola, Venezuela e República do Congo o visitante pode esperar por perfumes, modas árabe e africana, além de gastronomia representada por geleias artesanais, doces e salgados árabes e pratos congoleses.   

Os shows ficam por conta de artistas da Guiné-Bissau, Síria, África do Sul, Angola, Cabo Verde, Venezuela, Egito, Síria, Palestina, Iraque e República do Congo.  

A Feira Étnica ADUS tem realização do Ministério da Cultura, é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Grupo Carrefour Brasil e apoio cultural dos parceiros do Instituto ADUS: Pinheiro Neto Advogados e Shopping Center 3.  

SERVIÇO 

Data: 24 e 25 de junho 

Horário: das 10h às 20h  

Local: Shopping Center 3 – Avenida Paulista, 2064 – Cerqueira César, São Paulo 

Entrada gratuita. 

Para participar das oficinas, também gratuitas, é necessário inscrição prévia em https://forms.gle/15XTRNoz5Rwn6SRdA ou via perfil do Instagram do Instituto Adus: @adusbrasil