Semear Leitores integra a programação do Parque da Ciência para ampliar acesso à leitura e incentivar o universo científico

A cidade de São Paulo ganha um novo local de incentivo à leitura para crianças com quase mil títulos. A Fundação Bunge inaugurou o espaço do programa Semear Leitores na biblioteca do Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e localizado na zona oeste da capital paulista, com o objetivo de ampliar o acesso à leitura.

O acervo será composto por obras diversas que ajudam a inserir práticas culturais no cotidiano das crianças e trazem pluralidade com temas como imigração e refúgio, música, poesia, contos, folclore e biografias, além do incentivo à ciência.

Para a diretora-executiva da Fundação Bunge, Cláudia Buzzette Calais, a leitura é fundamental para o desenvolvimento da concentração, memória, raciocínio e compreensão das crianças, além de estimular a linguagem oral e ampliar a capacidade criativa.

Desta forma, a disponibilização de mais um espaço para incentivar esse hábito é uma forma de multiplicar as perspectivas sociais e de cidadania dos frequentadores.

“Ampliar o acesso à leitura de qualidade é plantar uma semente nas crianças, despertar nelas o gosto pelos livros, pelas histórias. Entendemos que a disponibilização de um espaço como este em um centro de excelência científica como o Instituto Butantan, que já tem preocupação com a divulgação científica e cultural. O Semear Leitores soma-se ao Parque da Ciência do Instituto com o propósito de inspirar o interesse e a curiosidade pela ciência e pesquisa, por meio de ações educativas, ambientais e de lazer”, afirma Cláudia.

O Programa Semear Leitores

A Fundação Bunge criou o programa Semear Leitores em 2011 para estimular o contato das crianças com os livros de maneira prazerosa, incentivando, desta forma, a leitura e ampliação do universo cultural dos pequenos. Para isso, realiza parcerias com Secretarias de Educação e Instituições de municípios de nove estados onde o programa está presente (RS, SC, PR, SP, MG, TO, MT, PA e BA) para implantar espaços lúdicos e acolhedores, projetados especialmente para facilitar o acesso aos livros. Já são 34 espaços de leitura Semear Leitores. A cidade de São Paulo conta com um outro espaço como esse, localizado na Fábrica de Cultura Parque Belém.

Um acervo inicial de cerca de 1 mil livros é doado para esses espaços, que recebem a cada ano cerca de 15 novos títulos. Além disso, há a formação continuada de mediadores de leitura (profissionais responsáveis por estimular o gosto pelos livros e pela leitura nos espaços) e gestores das escolas e instituições onde o programa está presente.

SERVIÇO

Semear Leitores – Instituto Butantan

Local: Avenida Vital Brasil, 1500, São Paulo (SP)

·      De terça a sexta-feira, das 9h às 16h45 (mesmo horário de funcionamento dos Museus)

Entrada gratuita