Bernardo Sampaio, fisioterapeuta e diretor clínico do ITC Vertebral e do Instituto Trata, unidades de Guarulhos, fala sobre o assunto
Pode não parecer, mas as atividades domésticas do cotidiano fazem com que as donas de casa sofram, podendo ter lesões e dores. Até mesmo aquelas mulheres que só viram donas de casa nos fins de semana podem sofrer com diversas dores, como nas costas, nos ombros, nas pernas e braços.
Esses problemas podem acabar resultando em doenças como a tendinite, artrose, lombalgia ou até mesmo lesões causadas por esforço repetitivo.
“Recebo em meu consultório várias mulheres que começam a ter problemas mais graves por conta de postura errada na hora de arrumar a casa, seja na hora de estender roupa no varal, lavar roupa, e em outras atividades”, comenta o fisioterapeuta Bernardo Sampaio.
Segundo o diretor clínico do ITC Vertebral, até a forma como carregamos produtos pesados, em casa ou no supermercado, podem ser prejudicais para a nossa coluna. Passar roupa, lavar louça ou até preparar a comida (ações que requerem muito tempo em pé) precisam de certos cuidados para não causarem dor.
“Nessas atividades que requerem um bom tempo em pé, como lavar louça e fazer comida, o mais recomendado e praticar essa atividade com o auxílio de um banquinho, colocar um pé no chão e outro no banco, e ir trocando com o passar dos minutos”, indica Bernardo Sampaio.
O fisioterapeuta ainda explica que o ideal é que quando for observado que essas dores são frequentes e que não passam, é importante procurar um fisioterapeuta para que o caso não se grave trazendo lesões. Dessa forma, o profissional irá passar exercícios compatíveis com o caso do paciente e se necessário a utilização de remédios.
