Empreendedores contam quais leituras marcaram suas trajetórias

A leitura é uma potente fonte de conhecimento e desenvolvimento, seja na esfera pessoal quanto profissional. Para muitos empreendedores, 2022 foi um ano desafiador e os livros possibilitaram descobertas e aprendizados em meio a tantas incertezas.

Para aqueles que desejam começar o ano com uma boa leitura listamos 07 indicações que marcaram a trajetória de grandes empreendedores e que podem servir de inspiração.

Confira abaixo:


Nara Iachan, fundadora e CMO da Cuponeria
“Obviously Awesome” (April Dunford)
Um livro que marcou o ano da empreendedora Nara Iachan foi “Obviously Awesome”, da escritora April Dunford. Segundo ela, foi uma leitura importante para os negócios da startup já que a obra enfatiza a importância de examinar o ambiente em que a empresa está inserida: “Dunford fala sobre posicionamento de produto em um formato claro e lógico, que é o que sempre buscamos com a Cuponeria. Recomendo para qualquer pessoa interessada em produto, vendas ou marketing”.

Carolina Yamauti, diretora de Operações da SPUTNiK

“The Workplace Curiosity Manifesto: How Curiosity Helps Individuals and Workspaces Thrive in Transformational Times (English Edition)” (Stefaan van Hooydonk)

Dois livros lançados esse ano marcaram Carolina. O primeiro é o The Workplace Curiosity Manifesto de Stefaan van Hooydonk: “Sabemos que os tempos de incerteza e mudanças cada vez mais rápidas pedem por respostas diferentes e, mais do que isso, que a gente exerça e fomente o pensamento crítico nosso e das organizações. A curiosidade, vem, então, como primordial e raiz da intencionalidade, da aprendizagem e das ações práticas que nos farão chegar aos resultados esperados em tempos sem respostas padrão. Além do contexto, o livro de Stefaan também traz aplicações e exemplos práticos de como apoiar isso na organização, uma vez que líderes dizem ter uma cultura que abraça a curiosidade, mas a mesma resposta não se reflete nas demais camadas da organização”.

“Leading Through Inflation: And Recession and Stagflation” (Ram Charan e Geri Willigan)

O segundo livro indicado por ela chega ao encontro do que tem sido observado não apenas no Brasil, como na própria ida dela ao Web Summit: a projeção de um cenário econômico de recessão, no qual poucas empresas, de fato, sabem lidar, especialmente por serem mais novas. “Ram Charam, que é autor de outros grandes livros como Pipeline de Liderança, apoia com um conteúdo conciso, assertivo e relevante com reflexões e direcionamentos para investidores, conselhos, diretores executivos, de marketing, vendas, operações e finanças para navegar e agir de maneira preventiva aos impactos futuros”, conta ela.

Ricardo Mattos, CEO da Vetor Editora

“A incrível viagem de Shackleton: A mais extraordinária aventura de todos os tempos” (Alfred Lansing)

Para Ricardo, o livro “A incrível viagem de Shackleton: A mais extraordinária aventura de todos os tempos” foi um dos destaques das leituras feitas durante 2022: “Lansing reflete a incansável busca do líder por uma solução em momentos de crise e na sua preocupação em colocar os times como prioridade, cuidando do bem estar, de sua saúde mental e promovendo o trabalho em equipe” conta o CEO.

Marcelo Furtado, Cofundador e CEO da Convenia

With Winning in Mind” (Lanny Bassham)

Uma leitura que marcou o empreendedor Marcelo Furtado, Cofundador e CEO da Convenia foi “With Winning in Mind” de Lanny Bassham. O livro, que ainda não tem tradução para português, conta a história de um atleta e sobre como ele se prepara mentalmente para enfrentar grandes competições. Logo no início, a obra faz um alerta aos leitores: desconfie das pessoas que ninguém quer em sua equipe, aquelas que são muito pequenas, muito lentas e não muito capazes. Os indesejados têm uma motivação embutida para fazer o que for preciso para ter o sucesso que aqueles que são escolhidos primeiro não têm. “Achei uma leitura muito útil para a vida como um todo”, comenta Furtado.

Denise Asnis, sócia fundadora da Taqe

“Garra – O poder da paixão e da perseverança” (Angela Duckworth)

Ocupada em como apoiar o aumento da empregabilidade de jovens, um livro que fez Denise refletir sobre alguns paradigmas de sucesso nas empresas foi “Garra – O poder da paixão e da perseverança” da Angela Duckworth, psicóloga da Universidade da Pensilvânia.

Denise conta que o livro foi muito importante e provocador para ela: “O livro relata a experiência e resultados de suas pesquisas que mostram que a coragem, autocontrole, confiança e ambição são os preditores mais confiáveis de sucesso, não apenas a inteligência”.

Andrea Miranda, CEO da STANDOUT 

“Racismo Estrutural” – Silvio Almeida (Coleção “Feminismos Plurais” – Djamila Ribeiro)

Para Andrea, a coleção “Feminismos Plurais” organizada pela filósofa e ativista Djamila Ribeiro se sobressaiu entre as leituras realizadas por ela no ano de 2022. A coleção possui 12 livros de vários acadêmicos negros brasileiros. Destes, o livro que Andrea destacou é “Racismo Estrutural”, escrito pelo advogado, filósofo, doutor em Direito pela USP, professor da GV e do Mackenzie, e recém empossado Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida. Segundo a CEO da STANDOUT, a ideia central é a compreensão de que o racismo é sempre estrutural numa sociedade, e em conhecendo-o deste modo assim ‘nu e cru’, “podemos nos munir de ainda mais ferramentas para combatê-lo, diária e incansavelmente, buscando concretizar a sociedade equitativa com a qual sempre sonhamos”, conta a executiva.