Profissional precisa ter empatia e bom perfil analítico para resolução de problemas
Alerta de nova profissão: treinador de pessoas. Todos nós sabemos que profissões que lidam com os seres humanos costumam ter um mercado amplo e não é diferente quando se trata de Desenvolvimento Humano.
O treinador de pessoas, também conhecido no mercado como treinador comportamental, aparece para complementar uma lacuna que há tempos precisa de atenção: a da transformação de pessoas com reconhecimento profissional e uma boa remuneração.
“Ser treinador comportamental é um plano de vida e carreira. Sempre começa com a decisão do profissional, que ao longo da jornada, vai precisar manter o foco nas coisas que importam para ele, traçar um plano definitivo e se planejar. Só assim, ele conseguirá gerar movimento na vida de outras pessoas”, explica André Kaercher, especialista em desenvolvimento humano, que por mais de 20 anos atendeu grandes empresas como Oi, Vivo, Claro, Tim, Unilever, Ambev, Bauducco, Bradesco, Colgate, Ford, entre outras.
Se você ainda não entendeu, aqui vai a explicação. O treinador comportamental é o profissional que alia práticas que pretendem melhorar a forma com que os colaboradores de uma empresa convivem e executam o seu trabalho, sempre valorizando e respeitando as singularidades de cada um.
Não se trata de uma padronização, e sim de uma convivência pacífica que incentiva e aceita a divergência de pensamentos para se chegar a uma resolução coletiva de problemas e questões que possam aparecer.
E os ganhos são promissores: de acordo com dados, um treinador comportamental pode faturar até R$ 30 mil por mês a depender de sua atuação, formação e de quem são seus clientes. Na internet, há quem pague até R$ 2.500 por sessão.
“O treinador comportamental começa reconhecendo o seu propósito de apoiar e ajudar na transformação da vida das pessoas pela sua capacidade de treiná-las para alcançar os seus objetivos, sejam eles quais forem. Ser um treinador de pessoas não é uma opção, mas sim, uma missão“, completa o especialista, que também é fundador do Instituto Kaercher de Desenvolvimento Humano, que já conquistou notoriedade no setor corporativo internacional e foi contratado para treinamentos de empresas em países como Itália, Inglaterra, Estados Unidos, Peru e Angola.
Para quem deseja descobrir se essa missão é para sua vida, André Kaercher compartilha algumas dicas de extrema importância, confira:
– Estabeleça seu foco nas coisas que realmente importam;
– Acompanhe treinadores que já chegaram onde você almeja;
– Invista em formações que te auxiliem nessa jornada;
– Tenha um mentor para te direcionar;
– Movimente-se de forma assertiva nos seus projetos.
