Conheça Carol Chaves, mãe e escritora que compartilhou na literatura aprendizados e lições sobre a hora de dormir 

“Eu não tinha a menor noção de como era o sono de bebês e achava que conseguiria seguir uma receita para fazer meu filho dormir. Ao perceber que a coisa não era bem assim e depois de estudar bastante, decidi compartilhar meu conhecimento e tentar ajudar outras famílias”. A declaração é de Carol Chaves, autora do livro Soneca Boa.

A maternidade trouxe Publicitária, mãe do Bento e Vital, de volta para a literatura. Ano passado escreveu A noitinha chegou, leitura aliada do sono noturno e, este ano com base nas experiências próprias e de outras mães, sentiu a necessidade de escrever sobre a soneca do dia. Na entrevista abaixo, Carol detalha como ser mãe a motivou a escrever e como levou para os livros que acolham as dores e alegrias do maternar. Confira:

Você é mãe de dois filhos. Teve algum acontecimento em especial na rotina com eles que despertou a vontade de escrever para outras mulheres?

Carol Chaves: Sim! A dificuldade de conhecer e aceitar o sono dos bebês. A maternidade tem uma questão ruim, uma espécie de disputa de quem faz melhor ou do que é certo. Somente agora eu percebo as pessoas dividindo mais as dificuldades. Eu não tinha a menor noção de como era o sono de bebês e achava que conseguiria seguir uma receita para fazer meu filho dormir. Ao perceber que a coisa não era bem assim e depois de estudar bastante, decidi compartilhar meu conhecimento e tentar ajudar outras famílias.

Em geral, a maternidade é um momento de alegrias. Cuidar dos pequenos, principalmente nos primeiros meses, também pode trazer cansaço e sensação de solidão para as novas mamães. Como o livro pode ajudar as mulheres neste momento?

Carol Chaves: Apesar de toda a alegria, a maternidade é sim muito solitária. Outra coisa que talvez não seja muito dita ainda. O livro tem um material informativo muito bom sobre o sono dos bebês, um texto meu de acolhimento para as mães e um canal de comunicação comigo, que trabalho muito no campo do acolhimento para outras mães. A leitura também leva conexão entre a mãe e a criança que pode ser introduzida desde os primeiros meses.

Tem alguma dica que não falaram para você e que gostaria de repassar para mães que estão com os filhos pequenos?

Carol Chaves: Se informe e alinhe expectativas. É muito importante entender que o sono de bebês é diferente. Precisamos estar preparadas e conseguir ajudá-los ter o melhor sono possível, que varia muito de criança para criança. Mesmo com toda essa variação, são poucos os bebês que prolongam o sono desde os primeiros meses. Isso é muito importante de ser dito para não gerar frustração.

Outra dica importante é investir nas sonecas. Bebês que conseguem relaxar bem durante o dia dormirão melhor a noite. Muita gente ainda acredita que precisa manter o bebê acordado de dia para que ele durma a noite, o que não procede. Diminuir os estímulos, preparar um ambiente adequado, e até um ritual envolvendo a leitura, podem ser excelentes alternativas.

Você tem outro livro publicado para ajudar as mamães? Pretende escrever mais alguma obra?

Carol Chaves: Tenho “A noitinha chegou”, outro infantil sobre o sono, porém para ajudar no ritual noturno. Trabalha a ansiedade de separação na hora do sono e a segurança. O diálogo ilustrado é uma excelente forma de comunicação para entendimento das crianças. Pretendo sim escrever outras obras, inclusive já tenho um original prontinho com algumas editoras aguardando retorno. Dessa vez o tema é o famoso “Terrible Two” outra fase difícil para muitas mães.


Sobre a autora: Nascida em São José dos Campos, Carol Chaves é escritora, publicitária e gerente de negócios no Rio de Janeiro, onde vive desde os 24 anos. A maternidade trouxe de volta para o mundo da escrita. Lançou também “Defina seu Rumo”, uma autoajuda que auxilia no desenvolvimento e liderança e também a obra infantil “A noitinha chegou”, que descreve a importância do sono como um todo. Mãe de dois meninos, ela escreve para acolher e compartilhar conhecimento com outras mães. Também trabalha na área comercial de veículos de comunicação desde 2006.

Redes Sociais

Instagram: @carolchavesescritora