Confira quais os melhores meios de pagamento nos dias atuais durante as compras online

Uma pesquisa realizada pela OLX Brasil, no ano passado, constatou em uma pesquisa que antecedeu o Dia dos Pais, que 24% do público entrevistado pretendia pagar suas compras de Dia dos Pais com cartão de crédito à vista. Pagamento com cartão de crédito parcelado e cartão de débito ficaram com 22% e 17%, respectivamente. Outras formas lembradas na pesquisa foram PIX (6%) e boleto (4%). Porém, segundo um levantamento feio pelo Neotrust, houve em abril deste ano a marca histórica de 11,5% de pagamentos via pix no comércio eletrônico desde a criação da ferramenta em 2020. Em abril do ano passado, representava apenas 2,6%. Sendo assim, os indicadores mostram que tem sido um método em constante crescimento e mais escolhido pelos consumidores.

Em datas comemorativas, os e-commerces precisam estar preparados para a data e um dos cuidados importantes é garantir que o negócio possa receber diferentes meios de pagamento. 

“Com tantas inovações no mercado, frutos da transformação digital, o e-commerce precisa diversificar as opções para atender e agradar todo o público. Com mais formas de pagamento, pode-se atingir um número maior de consumidores”, explica   Felipe Correia – Head Solution Finance – OpenX & Fin Services do Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas.

O executivo indica os principais e mais vantajosos meios de pagamento para um e-commerce oferecer aos clientes. Confira: 

Cartão de crédito

Levantamento da Opinion Box indica que os cartões de crédito ainda são a forma preferida de pagamento dos brasileiros. Isso porque é um meio versátil, que permite o pagamento a prazo e o parcelamento das compras. Por isso, é importante trabalhar com a aceitação das principais bandeiras, como Visa, MasterCard, Elo, Amex, Dinners, entre outras. Assim, você não perde o cliente por não aceitar o cartão que ele utiliza. 

PIX

Apesar de ser mais conhecido por permitir transferências, o Pix também pode ser uma forma de pagamento no e-commerce e lojas virtuais. Basta fazer uma integração com uma solução de pagamento que tenha o Pix entre os métodos de venda. “Há inúmeras vantagens do Pix para as vendas digitais, que vão desde o pagamento à vista até a rapidez de liberar o produto para entrega”, destaca Felipe. O pix é também um ótimo chamador para oferecer descontos para quem usar desta forma de pagamento, que acarreta na liquidação imediata da compra. 

Carteira digital

A carteira digital nada mais é do que um aplicativo que possui os dados pessoais do cliente e permite a realização de compras ou pagamentos digitais. Para realizar o pagamento, o dono da carteira digital precisa apenas confirmar a operação no aplicativo. Essa ação pode ser realizada de diferentes formas, como autenticações via biometria ou reconhecimento facial. “Além disso, quando falamos em carteira digital, normalmente existe em conjunto o programa de pontos de cashback, que gera desconto e recompensas posteriores para o cliente”, diz Felipe. 

Boleto bancário digital

O boleto bancário é um dos meios mais tradicionais de pagamento e também tem sua versão digital. “Para gerar um boleto digital, uma empresa precisa contratar a solução em uma conta de Pessoa Jurídica nos bancos ou, ainda mais facilmente, contratar uma fintech de meio de pagamento, que além de emitir o boleto, já faz o registro e a baixa automática após o recebimento”, orienta Felipe.

Iniciador de pagamentos

A implementação do Open Banking trouxe diversos players para o mercado, e, a partir da terceira fase, que se une com o PIX, vem a entrada dos iniciadores de pagamentos, que são regulados pelo Banco Central do Brasil e permite aos usuários realizarem pagamentos ou transferências, sendo direcionados ao Internet Banking de forma imediata. Dessa forma, a jornada de iniciação de pagamento reduz as etapas para conclusão de pagamento via PIX. Atualmente esse processo consiste em até dez etapas, que envolvem o cliente sair do e-commerce e acessar o seu internet banking para efetivar o pagamento.

“A partir da solução de Iniciação de Pagamento, o processo é reduzido para apenas 4 etapas dentro do próprio checkout, promovendo inúmeros benefícios na jornada do consumidor, como redução de até 50% do tempo de checkout com PIX, redução do abandono de carrinho e manter-se no ambiente de compra para realizar o pagamento, simplificando a jornada no e-commerce”, conclui o especialista.